jump to navigation

Rádio Jabá FM – Uma Comédia Baiana julho 24, 2009

Posted by eliesercesar in Prosa.
trackback

  PROGRAMA 7

 

GetAttachment

 

 

 

 

 

 

 

 (Abrem-se as cortinas. O locutor está ao microfone. Ouve-se a vinheta, numa voz feminina, com a mesma modulação dos anúncios de aeroporto): Jabá FM, a rádio que não se vende.

Locutor (com a voz empostada): Alô correntistas, digo, ouvintes e amigos da Jabá FM, a rádio que não se vende. A cultura da Bahia e do Brasil, culinária, literária, musical e, acima de tudo espiritual, está ficando cada vez mais órfã. Depois da perda da quituteira Dadá…

Gabriela de Paulo: Foi Dinha.

Locutor : Como eu ia dizendo, depois da quituteira Dinha e da escritora Zélia Gattai, esta emissora vem a público lamentar a morte do cancioneiro da Bahia, do Buda Nagô, Dorival Caymmi, que sabia justamente o que é que a baiana tem e em que tabuleiro ela esconde suas iguarias. (o homem metia bronca!). Aliás, a sua Jabá FM está piamente convicta de que Caymmi não morreu. Não, de jeito nenhum! Caymmi não morreu! Voltou para Maracangalha!

Amigos da Jabá, não é que, nesta terra de simulacro. Porreta este nome: simulacro! Aprendi no pai dos burros e, como não sou besta, fiquei esperando a primeira oportunidade de empregá-lo, semanticamente falando.  Pois, como eu dizendo,  nesta terra de simulacros parece que a imitação virou originalidade. Pois não se deu que, inspirados no vitorioso projeto Topa – Todos pela Alfabetização – um grupo de homossexuais baianos  vai lançar o Programa Toba – Toda Ocupação da…da…..da…da Bahia.  Trata-se de um projeto que sempre entra e saí da pauta das ações das políticas públicas. Para seus detratores, pode dar em merda.(Colocando o som na caixa):  E, agora, em esta música vai bombar, uma canção para a galera falsa ao corpo, na denominação de um antigo jornalista baiano, já falecido. Com vocês, a libertina Troca-Troca da insuperável Waleska Popuzuda. Som na caixa!!!

 

O que eu vou lhe contar é in off.

Ele trocou a mulher boa por um bofe….

 

Ouça bem esse  mote:

 ele trocou a mulher boa

por um bofe, off

por um bofe off,

por um bofe, off.

 

A mulher boa abriu a porta de chofre

e o flagrou na cama com o bofe, off;

com o bofe, off

com o bofe, off.

 

Pra mulher boa, ele era sovina,

mas pro bofe, abre logo a boca do cofre

bofe, off, bofe, off, bofe, off.

 

O nome dele, eu não digo,

 mas o bofe é Onofre,

bofe, off, bofe, off, bofe, off.

 

Ele vai à praia de sunguinha

e bofe com um minúsculo shorte,

bofe off, bofe, off, bofe off.

 

Ele é poooodreeee….

Pois, trocou a mulher boa,

por um bofe, off,

 por um bofe  , off.

 por um bofe, off.

 

Locutor: Beleeezaaaa… de Creuza do Sinjorba, que também cobra as mensalidades dos jornalistas bofes (isso, aqui, é in off). (Sério0: Amigos da Jabá FM, visando contribuir para o esclarecimento do eleitor, a fim de que ele não venda seu voto, principalmente a pessoas oportunistas, demagogas e safadas, como o deputado Albertinho Lisura, devedor desta emissora, a sua rádio que não se vende, entrevistou,  a candidata mais idosa nas eleições no Brasil, Dona Mamãe. Por motivos de saúde, já que a longeva postulante, está guardando o fôlego para a propaganda na TV, a entrevista foi breve. Vamos lá!

Locutor: Dona Mamãe.

(Entra Dona Mamãe, velhinha, chochinha e engiadinha)

Locutor: Bom dia, Dona Mamãe, já tomou seu remedinho, hoje?

Dona Mamãe (num fiapo de voz): Já meu filho…

Locutor (peremptório): Meu filho, não! A senhora é mãe do João.

Dona Mamãe: Meu filho é maneira de falar, já que, na minha idade, eu poderia chamá-lo de meu netinho!

Locutor: Tá certo, Dona Mamãe! Agora,  candidata centenária e secular, me diga: a senhora  aceitaria o nosso Toinho Zoião como seu suplente?

Dona Mamãe: Veja bem, meu filho. Ainda vou disputar muitas eleições e não quero olho gordo para cima de mim.

Locutor: Então, deixa pra lá, Dona Mamãe. Dona Mamãe….(Gritando): Dona Mamãe…Donnnnaaa Maaamãeeeee……Tá me ouvindo, Dona Mamãe?!!!

Dona Mamãe (chateada): Não grite. Não sou surda.

Locutor: Dona Mamãe, para encerrar a entrevista, qual é sua o principal plataforma política?

Dona Mamãe: Levar cidadania para os idosos.

Locutor (falsamente comovido): Que bonito! Que beleza Dona Mamãe! (Debochado):  Então, a senhora vai implantar o programa Idoso Cidadão, com direito a vale transporte para o outro mundo e passe livre para o céu?

Dona Mamãe (com o semblante iluminado):: É uma boa idéia, meu filho.

Locutor: Obrigado e à sua bênação, Dona Mamãe.

Dona Mamãe (desdenhosa): Deus lhe dê juízo, meu filho!.

 

Locutor (em tom de falsete): Bem, mecenas da Jabá FM, vocês sabem o que um chinês disse para a chinesa na abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim? Ele disse: “Me dá um beijing”.(depois uma breve pausa):  E, por falar na China, vocês sabem que depois das Olimpíadas de Pequim, vêm os Jogos Olímpicos Gay. Será a I Olimpi..Olimpi…Olimpi. a I.”Olimpiadas” do gênero da história.  (com a voz empostada):  Agora, a sua rádio que não se vende apresenta as notícias.

 

 

 

Sua Mãe no Boomerangue

 

Descontrole emocional, xingamentos e até a sugestão de chamar a Tropa de Elite para conter os ânimos, com uns bons sopapos.  Estas cenas foram vistas na Casa de Show (na nomenclatura fresca para  boate alternativa) Boomerangue, no Rio Vermelho em Salvador, durante a apresentação da Banda Sua Mãe, capitaneada pelo ator (bom) e cantor (aspira)  Wagner Moura e pelo músico-jornalista Gabriel Carvalho. Foi mesmo muita gente para curtir A Sua Mãe. Como não poderia deixar de ser, a Boomerangue fez jus ao nome, pois, muita gente não conseguiu entrar na boate para ver Sua Mãe; bateu na porta e voltou para casa. Aliás, ao invés do hit Odair-brega, os músicos fariam melhor se tivessem cantando “Estou voltando pra casa, outra vez”, do cantor-poodle Lulu Santos.

 

Poeira em alto mar

 

Ivete Sangalo vai levantar poeira em alto mar. Trata-se do novo Ferry Boat, que fará a travessia Salvador Dom Despacho,  em apenas 30 minutos, com capacidade para 610 pessoas e 74 veículos, peso de 600 toneladas e o primeiro no mundo movido a óleo diesel (30%) e gás natural (70%)

 

Tá Russo

 

Esses russos só pensam naquilo. Não deixam uma mulher em paz. Parecem até Toinho Zoião, o eletricista, aqui da Jabá FM, que fica de moita, ali na Passarela da Estação Iguatemi, para ver o lance das popuzudas. Depois de invadir a Chechênia, os russos, agora, estão assediando a Geórgia para se apossar da Ossétia. Quem já viu?!

E por falar em russos.. Vai ganhar um DVD pirata do filme Tropa de Elite quem acertar a resposta: Com quem Valdmir anda Putin da vida?

.

 

 

 

 

.

 

Fidelidade à toda prova

 

 

A atleta  Fabiana Murer é um exemplo da fidelidade da mulher brasileira. Nos jogos de Pequi, Fabiana protagonizou uma cena comovente, ao se recusar  saltar com outra vara, que não fosse a que já estava acostumada.. Não adiantou a comissão organizadora tentar convence-la a utilizar outra vara. Fabiana bateu pé: queria mesmo vara com a qual já se acostumara. Depois da confusão, Fabiana saltou e perdeu, mas deixou a inesquecível lição de fidelidade.

 

Ouvintes da Jabá, ninguém acertou a última pergunta nas Olimpíadas do Desconhecimento promovidas pela sua rádio que não se vende: de quem Tarso é Genro? Sabe de uma coisa? Nós, aqui da Jabá, também não sabemos, como também desconhecemos para quem o Conde D’eu.

Uma última notícia: depois do furo internacional com a entrevista do Presidente Texugo Chaves (eta homem maluco beleza!), a sua Jabá FM conseguiu outro feito mundial. No próximo programa a sua rádio que não se vende vai trazer uma entrevista exclusiva e receptiva com Barack Obama. Aguardem. 

 

(Colocando o som na caixa): E, para começar a fixar  na memória, fique outra vez com a canção que celebra a diversidade e demonstra o respeito pela opção sexual (lá dele, lá dele, que trocou a mulher boa por um bofe), Troca-Troca, da deleitosa Waleska Popuzuda.

 

O que eu vou lhe contar é in off.

Ele trocou a mulher boa por um bofe….

por um bofe, off

por um bofe off,

por um bofe, off.

 

 

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: