jump to navigation

Rádio Jabá FM – Uma Comédia Baiana julho 29, 2009

Posted by eliesercesar in Sem categoria.
trackback

 PROGRAMA 8

 

(Abrem-se as cortinas. O locutor está ao microfone. Ouve-se a vinheta, numa voz feminina, com a mesma modulação dos anúncios de aeroporto): Jabá FM, a rádio que não se vende.

 GetAttachment

 

Locutor (voz eufórica): Mesmo modesta e sem contar com o aparato das grandes emissoras de rádio, acostumadas às trocas de favores e as benesses do poder público, como recompensa pelo servilismo editorial e pela bajulação  a artistas consagrados, emergentes e da moda,  esta rádio não mediu esforços e, numa demonstração de que, ao lado da boa música, o jornalismo é a nossa grande aposta, passamos,  conforme o prometido,  a apresentar uma entrevista com Barack Obama. Sim, ele mesmo, o fenômeno midiático, a maior surpresa eleitoral de 2008, o charmoso, preparado, educado, combativo, invejado e pronto para assumir o mandato, se os eleitores assim decidiram; com vocês, amigos da Jabá FM, Baaaraaaack  O….oooo….baaamaaa!!!

(Entra um homem barrigudo, amarelo, com a cabeça achatada e sotaque carregado de nordestino):

Locutor (reverente): Bom dia, candidato Barack Obama.

Barack Obama: Bom dia, amigos e ouvintes da Jabá FM.

Locutor (incrédulo): Vôte!

Barcak Obama: Vote, é para votar em mim, mesmo.

Locutor: Não,é vote. É vôte! Quer dizer, oxente, no linguajar matuto. Mas, eu ia dizendo, vôte! Ele fala português.

Barack Obama: Craro…

Locutor: Craro?

Barack Obama (um pouco constrangido): Claro. Claro que falo, pois sou brasileiro.

Locutor (surpreso): Como assim? Se explique homem, desembuche man!

 Barack Obama: Ora, é que eu nasci num lugar chamado Serrote do Urubu…

Locutor: Vôte! Então, nos Estados Unidos tem um lugar chamado Serrote do Urubu?

Barack Obama: Claro que não. Eu não sou o senador norte-americano Barack Obama, candidato à Presidência dos Estados Unidos…

Locutor (aflito): Como não? Como não? Que presepada é esta, brother?!

Barack Obama: O senhor está me confundindo. Na verdade, eu sou Alexandre Barack Obama, candidato a vereador de Petrolina, pelo PSDB de Pernambuco.

Locutor (revoltado): Tem algo errado aí. Isso é sabotagem, as rádios que se vendem estão tentando sabotar este programa.. Produção… atenção, produção, o que está acontecendo? Vocês não agendaram uma entrevista com Barack Obama, o black power americano? Como não? Não é possível? Ah, era com o Obama do Nordeste, o Barack Sertanejo? Tá bom. Mas porque não me avisaram antes? Então, vai  este Obama, vai este tabaréu mesmo. (Mais calmo):  Agora me diga, senador; aliás, futuro ou quase futuro vereador, onde o senhor nasceu, mesmo?

Barack Obama: Em uma localidade chamada Serrote do Urubu..

Locutor: Serrote do Urubu? Ah, sim…

Locutor: Ah, sim..o quê?

Barack Obama: Nada. Nada, não. Só tava pensando. Onde fica este Serrote do Urubu?

Barack Obama: A 20 quilômetros de Petrolina.

Locutor 9impaciente): E o senhor quer chegar à Casa Branca?

Barack Obama: Só se eu mandar pintar a minha casinha de branco. Quero mesmo é chegar à Câmara de Petrolina.

Locutor: Mas, qual é a sua graça?

Barack Obama (ofendido): Não sou palhaço para fazer graça.

Locutor: Seu nome todo, man…

Barack Obama: Ah, bom! Alexandre Nunes Jacinto.

Locutor: E o porquê do Barack Obama?

Barack Obama: Há quatro anos, na casa de um político de Petrolina, eu vi falar do Barack Obama, fiquei encantado, pesquisei a vida dele e me tornei seu fã. Por isso, resolvi registrar minha candidatura como Barack Obama.

Locutor: Esperto! Muito esperto! Mas, diga, aqui para os agiotas, perdão, para os amigos da Jabá FM, se o senhor também  é formado em Ciências Sociais, pela Universidade de Colúmbia e em Direito, pela Há…Ra…Ra..o quê?

Barack Obama: Harvard.

Locutor: Isso mesmo, Harvard, obrigado, candidato.

Barack Obama (num transporte de humildade): Não cheguei a tanto, sequer terminei o segundo grau.

Locutor: Mas o que o senhor faz, fora da política?

Barack Obama: Vendo climatizadores.

Locutor: Já entendi, já entendi tudo. O senhor quer que o eleitor entre no clima, no clima eleitoral de sua campanha  né mesmo?

Barack Obama: Isso mesmo.

Locutor: E o senhor tem algum grande cabo eleitoral, como a Hillary Clinton, em relação ao seu famoso xará?

Barack Obama: Tenho, sim. Minha mãe, de 82 anos, que já disse que vai ajudar na minha campanha.

Locutor: E sua mulher? O senhor tem mulher, gosta de mulher, né mesmo?

Aprecio sem moderação. Sou pernambucano, cabra da peste. Minha esposa sequer sabia que iria disputar a eleição, muito menos como Barack Obama. Ela até brigou comigo, quando soube. Disse que não podíamos gastar dinheiro em campanha, pois, tínhamos muitas dívidas. Mas, agora, ela e meus três filhos estão engajados na campanha.

Locutor: E, agora, Barack Obama de mentirinha, para encerrar a entrevista, o que o senhor pretende fazer se for eleito, além de ganhar bem, comer do bom e do melhor e quase não trabalhar, como fazem quase todos os vereadores, deputados e senadores?

Barack Obama: Vou desenvolver um trabalho sério e comprometido com o povo.

Locutor: Com o polvo?

Barack Obama: Quero ajudar toda a população.

Locutor (com um gesto de enfado):A Jabá FM, a rádio que não se vende agradece a sua presença nos estúdios. Boa sorte, candidato. Agora, a sua última mensagem aos eleitores.

Barack Obama: Yes, we can, bichinho!

Locutor: Assim, devedores, digo, amigos ouvintes, a sua rádio que não se vende cumpre a promessa anunciada de entrevistar Barack Obama, o candidato d rio da nossa aldeia, portanto, mais belo  do que o de lá.

(Colocando o som na caixa): E para descontrair uma canção para quem não saí de casa sem consultar os signos do zodíaco; fiquem com a soberba poesia de Melô do Horóscopo, letra e música de Zezinho Astrólogo. Som na caixa, galera!

 

 

Ela é do signo de leão

e eu sou de touro…

No aniversário dela,

eu dei pra ela o pingente de leão

 

E no meu aniversário,

ela meu deu o anel de touro;

 

ela me deu o anel de touro,

o anel de touro,

o anel de touro.

 

Ela adora o pingente de leão,

Eu não dispenso o anel de touro,

 o anel de touro,

o anel de touro.

 

Eu dei pra ela o pingente de leão

E ela me deu o anel de touro,

o anel de touro,

o anel de touro.

 

Locutor: Grande troca de presentes entre dois corações românticos é que nos mostra a sensível composição do lírico e clarividente Zezinho Astrólogo. Depois desse momento deleite espiritual, vamos ao noticiário.

 

                            DIETA ALIMENTAR

 Preocupado com a saúde dos hipertensos, o Presidente Lula anunciou que o Brasil vai explorar a camada do pré-sal.  Está certo, o sal faz mesmo mal à saúde. Assim é melhor o Brasil voltar à Era do Pré-sal, período em que o homem da caverna ainda não salgava a comida e sabia se cuidar melhor.

                    

                         BRASIL, PAÍS DO FUTURO

 

 Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas constatou que, mesmo andando de boresta, o jovem brasileiro está rindo à toa. O Brasil lidera o ranking de 136 países no quesito otimismo para os próximos cinco anos. A consulta foi feita entre jovens de 15 a 29 anos e, no Brasil a nota foi de 9,29,  a maior de todas. Ou seja, mesmo sem perspectiva de emprego e com uma educação fuleira, o jovem  ainda vê motivo para ri.

 

 

                   

 

 

       JÁ ENGANOU

 

Não é que, em Salvador, uns desocupados e desordeiros (por pura maldade contra um homem que muito fez e continua fazendo pela cidade) modificaram um acelerado jingle de um candidato a prefeito, cujo refrão ficou assim: “já enganou, ô, ô, já enganou, ô, ô, já enganou a população de Salvador”.

 

 Ouvintes da Jabá FM, a  sua rádio que não se vende vai carregar um Salvador Card para o estudante que acertar a resposta: a quem Florbela Espanca?

 

E agora, curtam, outra vez, a profundidade da canção Anel de Touro, ou melhor “O Melô do Horóscopo”, do mago Zezinho Astrólogo. 

 

Ela é do signo de leão

e eu sou de touro…

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.