jump to navigation

FONTE NOVA, ADEUS! janeiro 19, 2011

Posted by eliesercesar in Prosa.
trackback

1. APITO FINAL

Naquela manhã de domingo, 29 de agosto, o homem acordou cedo e preparou o filho. Tomaram café e, vestidos com a camisa nas cores, azul, vermelha e branca, foram para o velho estádio de futebol. Decidiram ir a pé, pois sabiam que os ônibus e os automóveis teriam que parar no primeiro piquete. Caminharam por toda a Avenida Centenário, ganharam o Vale dos Barris e pegaram o Dique do Tororó. Quantas vezes, depois de jogos memoráveis para a alegria ou para a tristeza, tinham feito aquele percurso, em sentido contrário…

Uma multidão, nervosa e apressada, como se caminhando para uma decisão de campeonato, os acompanhava. Como sempre, os torcedores do Bahia, estavam em maior número. Os do Vitória, provocavam: “Segunda divisão”!

Os tricolores reagiam: “Sem título”!

Ambas as torcidas caminhavam para o mesmo desfecho. Não haveria vencedores logo mais, mas o gosto de um empate com sabor de derrota fragorosa.

O homem comprou uma latinha de cerveja e um guaraná para o filho. Pararam à sombra de uma grande árvore (usada para despachos pelos adeptos do candomblé), para assistir ao derradeiro espetáculo do estádio condenado a um tombamento inglório. As lajes das casas simples das encostas estavam tomadas de espectadores, adultos, velhos crianças e até cachorros. Muitos torcedores agitavam a bandeira de seu time.

Exatamente às 10h25min, o velho estádio desabou como uma geleira que se derrete em câmera lenta. Durante os 17 segundos em que durou a implosão, todos mantiveram-se em suspense, como se aguardassem a batida de um falta salvadora no último minuto da prorrogação. Tristes, o homem e o garoto voltaram para casa sem trocar uma palavra.

Para o menino, a bola continua na marca do pênalti.

(Trecho do livro Fonte Nova, Adeus!)

Anúncios

Comentários»

1. Iva Maria Oliveira Vianna - maio 15, 2015

beleza de Conto, excelente reportagem,
Parabéns! Eliéser César
grata iva Vianna.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: