jump to navigation

PONTERIX, O MITO outubro 27, 2011

Posted by eliesercesar in Minicontos.
trackback

 

1

Ponterix era um semideus, filho da deusa Hora com o humano Bomtempo. Nasceu num labirinto de espelhos, adagas e tigres, onde o tempo não era linear, como a vida real de quem nasce, logo depois, chora,  mama, faz coco mole, requer cuidados extremos, cresce, cresce, cresce, se torna adulto, velho, chato ou carismático, a depender da índole de cada um,  e morre, muitas vezes se atingir a velhice ou a idade adulta.  No labirinto, o tempo era circular, pois se tratava de um labirinto borgeano e, como todo labirinto, sua finalidade era confundir e aprisionar.

    2

Com a ajuda de Hora, Ponterix logrou sair do labirinto. No mundo repleto de placas de sinalização e horário para tudo, tomou gosto pela pontualidade e passou a viver num tempo rigorosamente matemático. Chegou a  brigar com muita gente que se atrasava frações de segundos em encontros que marcara com ele. Por causa dos pequenos deslizes de tempo, desfez sólidas amizades.  Em seu coração pulsava um cronômetro.

       3

Ponterix se preparou para a grande festa de Ano Novo, para a qual convidara muitos conhecidos (já não tinham mais amigos) e celebridades, instantâneas e passageiras, do show business, do cinema, dos esportes e da televisão. Mas, os deuses – com exceção de sua mãe Hora e de seu pai, humano e, portanto, impotente contra os desígnios dos deuses –   já haviam traçado previamente o seu destino,  indignados que estavam com a soberba da pontualidade obsessiva. Não o mandaram de volta ao labirinto do tempo circular. Permitiram que ele ficasse encerrado no próprio apartamento, uma cobertura voltada para a praia, onde, logo mais, uma multidão soltaria fogos de artifícios sem saber muito o que tinha para comemorar do ano que findava ou a esperar daquele prestes a romper, uma multidão que se movimentava com o frêmito bovino de quem é empurrado para um novo mundo, sem data, sem passado, sem futuro nenhum.

Anúncios

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: