jump to navigation

ANTES DA QUEDA setembro 30, 2012

Posted by eliesercesar in Poesia.
trackback

Eu havia misturado-me à neblina.

Meu coração era um bonde aposentado.

Mansa, a dor (sem pressa) devorava.

Busquei chorar. Lágrimas,

Não havia no homem rude.

“É preciso tomar uma cerveja”, pensei.

“Fazer alguma coisa, espernear”,

Como ser menino novamente,

Se a mãe há muito nos deixou

Com a insidiosa doença de viver?

Vamos para  frente.

Mesmo para um mal maior,

Só existe o caminho da frente.

Monstros ferozes urram em nossos peitos

E não ousamos libertar o mal destilado no sono.

É preciso ser cruel de vez em quando,

Para preservar (melhor) o melhor do homem.

O horizonte desperta ofertando facas.

Abracemos os camaradas,

Mas cuidemos de evitar a traição.

Não existe saída para o homem,

Nem para o espírito do homem.

Fora da música. Não há salvação.

Dentro dela, não sei.

Tentei ser sério, circunspecto,

Equilibrar-me em normas e conveniências;

Civilizar-me, enfim,

Mãos, aos meus acenos forçados,

Responderam com acenos forçados,

Retribuíram com obscenidade o meu sorriso.

Agora, dou “banana” e digo “porra”.

Sou infeliz do mesmo jeito.

Não sei viver sozinho.

Nem comigo mesmo  estou sozinho.

Sou tão estranho a mim mesmo,

Como o homem que sou

É estranho ao homem que planejo ser.

Não me chamem do oitavo andar.

Sou capaz de me atirar de lá de cima.

Viverei a glória antes da queda

E, anterior ao chão, talvez possa gritar:

“Sou rei; agora, mando eu;

Vejo tudo muito claro; agora sou feliz”.

Não me chamem  do oitavo andar

Que não pretendo ser rei

Ou mandar agora.

Pois, assim sou:

Fiel  vassalo da dor.

(Do livro Os  cadernos de Fernando Infante)

Comentários»

1. iva maria o.vianna - janeiro 13, 2014

MUITO LINDO! ELIÉSER GRANDE POETA! ADOREI!!! COMO TOUCOU-ME,ESTA POESIA, “ANTES DA QUEDA””
UM BJO,BEM GRANDE!
IVA VIANNA.


Deixe um comentário

